Formação de SEO para empresas
A minha formação de SEO para empresas tem a duração de 20 horas e é feita via Zoom. Se estiveres interessado em dar formação aos colaboradores da tua empresa, envia-me uma mensagem a solicitar um orçamento. Responderei em 1 dia útil!
Abaixo segue o plano geral de conteúdos da formação. Alguns pontos poderão variar de acordo com a necessidade da empresa. O plano de conteúdos terá sempre em conta a realidade do negócio.

Conteúdo geral da formação
01. Introdução ao SEO
✓ O que é o SEO
✓ Pilares do SEO
✓ Como funcionam os algoritmos do google: crawling, rendering, indexing, ranking
✓ O Knowledge Graph do Google
✓ Conceitos básicos de SEO
02. SEO Técnico
✓ Como funciona o processo de indexação das páginas no google
✓ Google Search Console
✓ Sitemap e robots.txt
✓ Potenciais problemas de indexação e como resolvê-los
03. Arquitetura de Informação
✓ O que é a arquitetura da informação e qual a sua relevância
✓ O que ter em consideração ao desenhar a estrutura do website
✓ Crawl Depth
✓ Internal Linking
04. Performance & User Experience (UX)
✓ O que é que o google vê como sendo uma boa experiência para o utilizador
✓ Core Web Vitals: as métricas fundamentais para avaliar o carregamento, interatividade e estabilidade visual da página
✓ Como analisar a performance e usabilidade de um website e como resolver eventuais problemas
05. Conteúdo
– Conceito fundamental: 1 palavra-chave por página
✓ Como fazer um correto estudo de palavras-chave
✓ Como e onde usar as palavras-chave
✓ As diferentes intenções de pesquisa dos utilizadores (e qual a relevância)
✓ A importância da utilização de palavras e frases semanticamente relacionadas (LSI keywords)
✓ O que é que o google considera como “conteúdo de qualidade”?
✓ E-E-A-T, a framework do Google
✓ Pillar-topic cluster model
✓ Content Benchmark / Análise da concorrência
✓ Como criar um Content Brief focado em SEO (para os copywriters)
06. SEO On-page
✓ Meta tags (meta title e meta description)
✓ Headings
✓ URLs
✓ Alt-text, nome e título das imagens
✓ Keyword targeting
✓ Canibalização de palavras-chave
✓ Links internos e outbound links
✓ Dados estruturados (schema)
✓ Featured snippets: o que são e como otimizar o conteúdo para eles
✓ Open Graph Meta tags
07. Link Building
✓ O que é o link building
✓ Conceitos básicos de link building
✓ O que é o índice de Autoridade e que fatores o influenciam
✓ O que é um backlink de qualidade
✓ O que são backlinks de baixa qualidade e como removê-los
✓ Estratégias de link building
08. SEO Local
✓ A importância do SEO local para negócios locais
✓ Os 3 pilares do SEO local
✓ Como criar um Google Business Profile (antigo Google My Business) otimizado para SEO
✓ Local Business Schema
✓ Link Building Local
✓ Criação de páginas otimizadas para o negócio local
09. Métricas de SEO
✓ Métricas de SEO (e onde focar esforços)
✓ Onde ver as métricas
✓ Google Analytics para SEO
✓ Como definir os KPIs de SEO
10. Especificidades
✓ Especificidades do SEO internacional
✓ Especificidades do SEO para Ecommerce
✓ Especificidades do SEO em WordPress
11. Ferramentas de SEO
✓ Principais ferramentas de SEO (e para que são utilizadas)
Formação SEO: a quem se destina
A quem se destina?
A Formação de SEO pode destinar-se aos seguintes públicos:
✓ Qualquer empresa que pretenda formar os seus colaboradores (do departamento de marketing, por exemplo) em Search Engine Optimization, para que o possam aplicar in-house;
✓ Empresas de desenvolvimento de websites que queiram começar a construir websites totalmente otimizados para SEO para os seus clientes;
✓ Colaboradores de Agências de Marketing que pretendam obter uma especialização em SEO.
Sou uma pessoa individual. Posso fazer esta formação?
Nesse caso, faz a tua pré-inscrição no curso de SEO, cujos conteúdos serão muito similares ao desta formação, mas para pessoais individuais (e não empresas). Assim que o curso for lançado, serás um dos primeiros a saber. Estamos só a aguardar pelo número mínimo de pré-inscritos.

Diferenciação
Porque deve fazer a formação comigo?
Formação personalizada
Irei personalizar a formação ao setor e negócio em questão. Para além disso, os formandos poderão tirar todas as dúvidas aplicadas à sua realidade.
Formação muito bem estruturada
A estrutura da formação foi pensada para facilitar a aprendizagem e seguir uma lógica que fizesse sentido no momento de começar a implementação.
Formação teórica e prática
Ambas são importantes e estarão presentes durante a formação. Ensinarei a componente teórica e explicarei como aplicá-la a um caso real, com recurso às melhores ferramentas de SEO.
Experiência e resultados comprovados
Não são só os livros que o dizem. O SEO faz toda a diferença no tráfego de um website e tenho experiência em ver a evolução positiva da sua aplicação.
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Prometo responder em 1 dia útil!

Francisca Silva | Consultora SEO