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Atualmente, destacar-se no Google é essencial para qualquer clínica que pretende atrair mais pacientes e consolidar a sua presença online. Uma das formas mais eficazes de alcançar esse objetivo é através da construção da Topical Authority. Neste artigo, vamos explicar-lhe tudo sobre a Topical Authority e como trabalhá-la no site da sua clínica.
O que é Topical Authority?
A Topical Authority refere-se à capacidade de um site ser visto como uma referência confiável dentro de um tópico específico. É construída a partir da criação de vários conteúdos de alta qualidade (e originais!), alinhados com os interesses e intenção dos utilizadores e que demonstrem expertise e autoridade no assunto abordado.
Quanto mais especializado for o seu site, melhor será a posição do seu site (no Google) para pesquisas relacionadas com o tópico em questão.
A Topical Authority pode fazer com que ultrapasse concorrentes gigantes!
Com uma Topical Authority bem trabalhada, a sua clínica pode conseguir ultrapassar (no Google) concorrentes maiores em nichos específicos.
Por exemplo, o site de uma clínica de otorrinolaringologia, em que praticamente todos os conteúdos (escritos ou revistos por otorrinolaringologistas) são relacionados com essa especialidade, poderá, para muitas pesquisas relacionadas com esse “tópico”, aparecer acima de sites de hospitais (como CUF, Lusíadas, Trofa Saúde, Hospital da Luz, etc) ou portais de saúde (saudebemestar.pt ou tuasaude.com) que têm um índice de autoridade muito superior ao da sua clínica e que dominam os resultados de pesquisa em Portugal para muitos termos de saúde.
Como o Google avalia a Topical Authority?
O Google consegue entender o conteúdo, quem o escreve ou revê, como o utilizador “reage” ao seu conteúdo, a relevância das páginas dentro de um site (através da sua hierarquia e n.º de links internos a apontar para elas, por exemplo) e os backlinks ou menções que recebe (e de quem recebe e qual o contexto). E melhor ainda o faz se o ajudarmos a aumentar esse entendimento (através de uma boa estruturação do site, dados estruturados e outros sinais).
Um site que aborda um tema com profundidade, cobrindo todos os subtemas relevantes de forma credível e bem estruturada, e que recebe links e menções de fontes confiáveis, demonstra ao Google uma alta autoridade naquele tópico.
Então, como construir a Topical Authority?
Imagine que quer ser uma referência nos Implantes Dentários, por exemplo. Cubra tudo o que há para falar sobre eles, através de uma estratégia bem definida!
Organize os conteúdos do site em páginas principais e subpáginas
- Crie a página pilar (i.e. Implantes Dentários) e defina uma estratégia de conteúdos à volta desse tema central (para isso, faça antes um estudo aprofundado de palavras-chave);
Crie páginas específicas para as pesquisas dos utilizadores relacionadas com implantes. Desenvolva páginas que respondam diretamente às dúvidas / intenções de pesquisa dos seus pacientes.
Dicas bónus:
- Crie conteúdo original, com profundidade, de qualidade e que reflita a autoridade, experiência e expertise do autor no tema em questão;
- Não se esqueça de adicionar links internos entre as páginas!
Faça o estudo aprofundado das palavras-chave
Identifique palavras-chave (pesquisas) relevantes dentro dos tópicos principais que selecionou. Se o seu site ainda tem baixo tráfego orgânico e autoridade, comece a explorar as palavras-chave com menor concorrência orgânica e/ou aquelas para a qual o seu site já ranqueia entre a posição 3-10 (pois precisará de muito menos esforço para subir de posição e, assim, conseguirá cliques mais rapidamente).
Não sabe como fazer estudo de palavras-chave? Nós podemos ajudar.
Implemente uma estratégia eficaz de link building (à volta do tema em questão)
Algumas ideias que podem ajudar a fomentar brand mentions e links que apontem para o seu site:
- Pense nos seus parceiros atuais. Faria sentido algum deles incluir um link para as suas páginas de forma contextualizada?
- Que outras parcerias/colaborações poderia criar?
- Já tem alguma relação com influenciadores ou bloggers? Será possível criar?
- Que outras empresas não concorrentes poderiam beneficiar de uma parceria com a sua clínica?
- Encontre menções da sua clínica sem hiperligações e, se fizer sentido, tente solicitar a inclusão de um link.
- Crie conteúdo original e relevante que seja naturalmente partilhado (infográficos, pesquisas, inovações, estudos de caso, entrevistas, etc);
- Publique artigos / entrevistas em meios de comunicação confiáveis;
- Participe em eventos;
- Crie uma comunidade;
- Envie press releases.
Em resumo
A Topical Authority é um dos pilares fundamentais para destacar o site da sua clínica no Google. Ao produzir conteúdo especializado, estruturá-lo de forma estratégica e investir em link building, é possível aumentar a relevância online e atrair mais pacientes. Essa estratégia não melhora apenas o posicionamento nos motores de busca, mas também fortalece a confiança da sua clínica perante o público.
Podemos ajudar a posicionar a sua clínica no topo do Google!
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