O que é o YMYL e qual a relevância para o setor da saúde?

ymyl

Tabela de Conteúdos

O posicionamento no Google é essencial para qualquer clínica que queira atrair mais pacientes. No entanto, quando se trata de temas relacionados à saúde, as regras do jogo mudam. Neste artigo, vamos explorar como o YMYL afeta o tráfego orgânico do site da sua clínica e as melhores estratégias para garantir que o seu site atenda aos padrões exigidos pelo Google.

O que é YMYL?

YMYL significa “Your Money or Your Life”. 

O Google usa esta expressão para classificar conteúdos que podem impactar o bem-estar, saúde, estabilidade financeira e/ou segurança dos utilizadores. O YMYL é um conceito fundamental nas Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google.

O que o Google diz sobre o YMYL?

A desinformação sobre temas YMYL pode prejudicar:

  • Quem vê o conteúdo;
  • Quem é influenciado por quem o leu;
  • Grupos de pessoas afetadas pelas ações daqueles que visualizaram o conteúdo.

Conteúdos YMYL podem ser perigosos das seguintes formas:

  1. O próprio tópico é prejudicial ou perigoso: Por exemplo, quando há um dano claro e evidente diretamente associado a tópicos relacionados à automutilação, atos criminosos ou extremismo violento;
  2. O tópico pode causar “danos” se o conteúdo não for preciso e confiável: Por exemplo, tópicos do tipo “o que fazer em caso de [sintoma]”, “como investir dinheiro”, etc. E é aqui que se insere a maior parte dos conteúdos das clínicas.

Exemplos práticos de temas YMYL

(Fonte: Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google)

Tópicos seguramente considerados YMYL:

  • Rotas de evacuação para tsunami;
  • Notícias sobre atos de violência a ocorrer num determinado momento;
  • Informações sobre medicamentos prescritos.

Tópicos que poderão ser YMYL dependendo do contexto (mas pouco provável):

  • Previsão do tempo;
  • Notícias sobre acidentes de carro;
  • Informações sobre a frequência com que deve trocar a escova de dentes.

Tópicos improváveis de YMYL:

  • Vencedores de prémios de música;
  • Notícias sobre jogos escolares;
  • Informações sobre a frequência com que deve levar umas calças.

Qual a relevância do YMYL para as clínicas?

Em setores / tópicos YMYL, como é o caso das clínicas, o Google avalia as páginas de forma mais rigorosa e exige altos padrões de E-E-A-T (Experiência, Expertise, Autoridade e Credibilidade), pois informações erradas podem ter impactos negativos na vida dos utilizadores.

O que ter em conta ao criar páginas (no seu site) sobre tópicos YMYL?

Há muitos aspetos a ter em conta, mas deixamos aqui alguns dos exemplos mais relevantes:

1 – Adicione uma bio sobre o autor / revisor dos conteúdos em cada página e certifique-se de que ele tem uma página dedicada, mais aprofundada e com dados estruturados (schema markup do tipo “person”) adicionados;

2 – Demonstre credibibilidade, expertise e experiência, com opiniões profissionais, casos clínicos, exemplos práticos, conteúdo aprofundado e diferenciado sobre o tema, citações de fontes credíveis, etc.

3 – Entenda a intenção de pesquisa dos utilizadores e responda diretamente às suas principais questões, sem demasiados rodeios e informação superficial e desnecessária;

4 – Explique os conceitos mais complexos de forma simples e sem demasiados termos técnicos;

5 – Tente aumentar o n.º de testemunhos no Google Business Profile ou outras plataformas de avaliações e inclua-os também no seu site (e responda às reviews!);

6 – Mantenha o conteúdo atualizado com relativa frequência;

7 – Mantenha ao máximo a transparência, não só sobre os tratamentos / procedimentos, mas também em relação à clínica propriamente dita, profissionais, privacidade dos dados, meios de contacto, localizações, etc.

8 – Inclua vídeos nas suas páginas que transmitam confiança, como por exemplo dos médicos / especialistas a explicar os procedimentos ou a falar sobre uma determinada patologia ou sintoma;

9 – Aplique dados estruturados especificamente relevantes para determinados tipos de conteúdo comuns em sites de clínicas, para ajudar o Google a entender melhor o conteúdo da página. Por exemplo, pode utilizar tipos de schema markups relacionados com patologias (medicalcondition), sintomas (medicalsympton), especialidades (medicalspecialty como propriedade de medicalclinic), procedimentos (medicalprocedure), exames (medicaltest), entre outros.

10 – Trabalhe na reputação e visibilidade da sua clinica de forma contínua, pois indiretamente vai influenciar o n.º de menções da clínica, backlinks, pesquisas diretas no Google pelo nome da sua clínica e tráfego direto (pesquisa direta do site da clínica no browser) – tudo fatores com impacto em SEO.

Em resumo

O Google avalia conteúdos YMYL com muito mais rigor, e as clínicas que não demonstram experiência, autoridade e confiança terão dificuldades em alcançar boas posições nos resultados de pesquisa. Aplicar estratégias como a otimização de E-E-A-T, a transparência nas informações e a utilização de dados estruturados pode fazer toda a diferença no posicionamento do seu site do Google.

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Francisca Silva
Francisca Silva

Fundadora da Ciência do SEO e especialista em otimização de sites para motores de busca. Ajuda empresas a gerar mais tráfego orgânico e leads qualificadas, posicionando as suas páginas no topo do Google, sem anúncios. Com uma carreira consolidada no marketing digital, trabalhou como Performance Manager em diversas empresas e agências de marketing, contribuindo para o crescimento de dezenas de negócios. Licenciada em Gestão (2013) e Mestre em Finanças (2015), tirou uma Pós-Graduação em Digital Business (2021), na Porto Business School, e especializou-se em SEO como uma estratégia sustentável para aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e aumentar a faturação das empresas, com particular interesse em clínicas.

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Francisca Silva | Ciência do SEO

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