O que é o link building?

link building
Tabela de Conteúdos

O que é o Link Building

O link building (“construção de links”) é uma estratégia que tem como objetivo conseguir que outros websites coloquem links nas suas páginas que apontem para as páginas do teu site.

Em SEO, estes links são chamados backlinks e dão força às páginas que os recebem e ao teu domínio de forma geral. É como se cada link contasse como um voto para uma determinada página.

No entanto, nem todos os links valem o mesmo. Na verdade, links de spam podem prejudicar a autoridade do website e, consequentemente, a sua classificação no Google. Desde há vários anos que o Google tem vindo a fazer alterações no seu algoritmo para tentar combater as manipulações que se têm vindo a observar.

Antes de avançarmos, achei importante esclarecermos alguns conceitos, pelo que criei um pequeno glossário.

Glossário Link Building

  • Backlinks: Links provenientes de um website externo que apontam para o teu website.
  • Link follow: Os links com atributo “follow” são links que indicam que o motor de pesquisa deve seguir aquele link e indexá-lo. Isso significa que a página para a qual o link está a apontar recebe parte do seu “pagerank”.
  • Link nofollow: Os links com o atributo “nofollow” indicam que o motor de pesquisa não os deve seguir e, por isso, nenhum “pagerank” é passado.
  • Anchor text: texto presente na hiperligação da página
  • Domínio de referência (Referring domain): domínio a partir do qual o link é proveniente.
  • Referring page (ou source page): página a partir da qual o link é proveniente.
  • Authority Score (índice de autoridade): Grau de autoridade conferido ao site em questão. É calculado com base em vários fatores como a quantidade e qualidade dos backlinks e referring domains, volume mensal do tráfego orgânico, spam factors (indicadores de manipulação e spam), entre outros.
  • Broken links (link quebrados): Links que apontam para uma página que não existe mais ou não pode ser encontrada.
  • Spam / toxicity score: O objetivo deste indicador é fornecer informação adicional ao google acerca da qualidade do conteúdo e autoridade/confiança do site, através da pontuação dos backlinks que estão a apontar para o site. Se tiveres um spam score elevado (podes analisá-lo na ferramenta Moz, por exemplo), poderá valer a pena investigares os backlinks com mais detalhe e, eventualmente, remover os que podem estar a prejudicar o spam score do site.
  • Interseção de links: para descobrir sites que linkam para o teu concorrente mas não linkam para ti.

Como estava a dizer anteriormente, nem todos os links valem o mesmo. Então… 

De que depende o valor de um link?

  • Número de outbound links da referring page: quando maior o número menor o valor que é passado para cada página de destino
  • Anchor text: O Google usa o anchor text para entender de que é que a página fala, por isso, vai classificar melhor a página para o termo contido no anchor text.
  • Contexto / relevância: Links provenientes de sites/páginas relacionados com o teu website (ou tópicos similares) vão ter mais valor do que sites/páginas não relacionadas.
  • Autoridade do referring domain e da referring page: quanto maior autoridade tiver melhor (consegues ver estas métricas em ferramentas de SEO como o semrush ou moz)
  • Atributo do link: Links com atributos “nofollow” não passam qualquer valor.

E não te esqueças: o Google consegue identificar padrões e detetar estratégias artificiais de link building muito melhor do que tu pensas. Onde o link é colocado, se foi ou não comprado, fatores temporais, IPs dos domínios, relações entre os diferentes domínios (source independence), diversidade de links e domínios, reciprocal linking (valor editorial limitado), entre muitos outros.

É muito melhor focar os esforços em tentar obter links naturais e de qualidade do que andar a tentar contornar o sistema.

O que é um backlink de qualidade?

  • Provém de um domínio com autoridade e com um perfil de links natural
  • Provém de uma página com autoridade
  • Provém de um domínio relevante para o teu website (mesmo setor ou que aborde temas similares)
  • Provém de uma página relevante para o assunto da página em questão (para a qual o backlink está a apontar)
  • Aparece bem localizado na página (corpo principal da página, idealmente no topo)
  • Utiliza um anchor text adequado/relevante e contém a palavra-chave (atenção: não devemos ter demasiados anchor texts iguais, pode parecer comprado)
  • Tem o atributo follow

Notas importante: 

É muito melhor obter backlinks de vários referring domains diferentes (mesmo que sejam poucos backlinks de cada) do que muitos backlinks do mesmo referring domain

É muito melhor obter 1 backlink de qualidade do que dezenas de backlinks de baixa qualidade.

É importante teres vários backlinks para páginas diferentes (e não só para a homepage). Se quiseres dar força a uma página/palavra-chave específica, deves tentar procurar obter um backlink para essa página, tentando que a palavra-chave esteja presente no anchor text.

Como remover backlinks de baixa qualidade?

  • Identifica-os numa ferramenta de SEO e contacta diretamente o domínio.
  • Se não obtiveres resposta, usa a ferramenta “Disavow links” do Google Search Console. Antes, lê estas instruções do Google.

Estratégias de Link Building

  • (TOP STRATEGY) Cria conteúdos de qualidade, únicos e úteis que sejam naturalmente partilháveis!

Alguns dos conteúdos mais partilháveis são: conteúdo curado, conteúdo e estudos originais e relevantes, ferramentas e checklists, reviews exaustivas, infográficos, resultados de testes, entrevistas, entre outros. A criatividade é o limite. Deves escolher o tipo de conteúdo que achares que vai ter maior impacto para a tua audiência. Pode fazer sentido criares um blog.

 

  • Começa pelo básico
  1. Cria um perfil em diretórios de empresas no teu nicho;
  2. Cria uma conta no Google Business Profile (antigo Google My Business) e adiciona lá o teu website;
  3. Cria uma conta nas redes sociais onde a tua audiência está e adiciona lá o teu website.
  • Broken Link Building

Encontra um site/página da qual gostarias de ter um backlink. Utiliza ferramentas online para detetar broken links dentro desse site/página. Se encontrares algum link quebrado relacionado com o conteúdo que costumas criar, envia um email à pessoa que gere o site a dizer que tem um broken link na página X e sugere que coloque o link da tua página. É uma win-win situation.

 

  • Encontrar menções da tua marca/empresa sem links

Procura websites que te mencionem sem deixar uma hiperligação e contacta-os para o fazer.

 

  • Examinar estratégia de link building dos concorrentes (reverse engineering)

Coloca o site do teu concorrente numa ferramenta de SEO que analise backlinks e estuda a origem dos seus links (página, domínio, autoridade, tipo de conteúdo, etc) e pensa se faz sentido para ti seguires a mesma estratégia. O Semrush, inclusive, tem uma ferramenta chamada Backlink Gap Analysis, que permite que compares diretamente o teus backlinks com os backlinks de até 5 concorrentes, para que possas detetar rapidamente oportunidades.

 

  • Guest Posting

Criar novo conteúdo para publicar num blog/site externo. Procura blogs ou websites de autoridade e relevantes no teu setor e que achas que poderiam estar interessados em publicar o teu conteúdo. Aborda-os diretamente para analisar o seu interesse.

 

  • Press releases

Quando escreves e distribuis um press release para jornais ou outros media, podes incluir links para algum conteúdo relevante do teu website.

 

  • Artigos de opinião

Os artigos de opinião são uma maneira eficaz de compartilhares a tua perspetiva sobre um tópico específico e de construíres autoridade da tua marca ou empresa num determinado assunto. Ao incluíres links relevantes nesses artigos de opinião, estás a fornecer aos leitores informações adicionais e relevantes sobre o tópico em questão, além de estares também a aumentar a tua visibilidade nos motores de pesquisa.

 

  • Construir relações

Tenta construir relações com influenciadores, websites relevantes no setor, clientes e fornecedores que possam eles mesmo ter interesse em partilhar o teu conteúdo.

 

  • Criar uma presença forte nas redes sociais

Partilhar novos conteúdos nas redes sociais para que ganhem visibilidade e sejam naturalmente partilhados por outras pessoas. Sempre que possível, interage com a comunidade, pois é uma forma de gerares atenção e construíres a tua audiência.

 

  • Link Building local

Refere-se a técnicas de link building com o objetivo de melhorares a tua visibilidade nos motores de pesquisa a nível local. Algumas das estratégias poderão ser:

  1. Incluir o teu website em diretórios locais
  2. Estabelecer parcerias com empresas locais (e avaliar a possibilidade de elas incluírem links nos seus websites e redes sociais para alguma das tuas páginas)
  3. Criar conteúdo relevante a nível local que seja partilhado localmente
  4. Patrocinar eventos locais que possam naturalmente adicionar o teu website nas páginas desses eventos
  5. Procurar enviar press releases e escrever artigos de opinião em jornais e outros media locais

Tipo de conteúdos que atraem mais backlinks

De forma geral, conteúdo original, informativo e útil para o teu público-alvo vai ter maior probabilidade de ser naturalmente partilhado. 

 Alguns exemplos:

  • Checklists
  • Estudos e pesquisas
  • Glossários
  • Bases de Dados
  • Reviews (sobre produtos, serviços, plataformas, softwares, etc)
  • Infográficos
  • Tutoriais e guias passo-a-passo
  • Listas úteis

Lembra-te que qualquer conteúdo que cries deve ser altamente relevante e acrescentar valor ao teu público-alvo. 

Porque não deves comprar backlinks

Comprar backlinks ou usar táticas de spam para melhorar o ranking de um site nos motores de busca é considerado uma violação das diretrizes do Google e pode levar a penalizações, como a queda abrupta da posição das tuas páginas nos SERP (search engine result pages) ou até mesmo a exclusão completa do índice do Google.

Talvez estejas a questionar-te como é que o Google sabe se estás ou não a comprar backlinks…

A verdade é que o Google consegue fazer análise de padrões e do perfil de links. Por exemplo, se praticamente não tinhas backlinks e de repente começas a receber dezenas ou centenas de links num curto espaço de tempo, pode ser um alerta. Ou se começares a receber vários links de domínios de baixa qualidade ou com um histório de spam. Ou de domínios com o mesmo IP… Ou se o anchor text é o mesmo que o domínio de referência usa para todos os outros links que adiciona no seu website…

E por aí vai.

Ferramentas para análise de backlinks

Alguns exemplos de ferramentas populares para análise de backlinks são:

  • Ahrefs
  • Moz
  • Ubersuggest
  • Majestic
  • Semrush
  • Link Assistant
Todas elas são pagas, mas podes ter acesso a um número limitado de informação ou subscrever o free trial. 
Se estiveres a começar e tiveres um orçamento limitado, o Ubersuggest pode ser uma boa opção, uma vez que te permite pagar mensalmente um valor bastante em conta ($29/mês) ou comprar um lifetime deal.

O que podes descobrir na maior parte destas ferramentas:

  • Quais e quantos são os backlinks do teu site
  • Quais e quantos são os domínios de referência
  • Autoridade do teu domínio
  • Autoridade dos domínios de referência
  • Autoridade da página onde o backlink foi adicionado
  • Anchor text associado ao backlink
  • País de origem dos backlinks
  • IPs de referência
  • Tipo de link (follow vs nofollow)
  • Tipo de link (texto vs imagem)
  • Backlinks quebrados
  • Interseção de links
E não te esqueças que consegues analisar esta mesma informação no teu concorrente!
Francisca Silva
Francisca Silva

Fundadora da Ciência do SEO e especialista em otimização de sites para motores de busca. Ajuda empresas a gerar mais tráfego orgânico e leads qualificadas, posicionando as suas páginas no topo do Google, sem anúncios. Com uma carreira consolidada no marketing digital, trabalhou como Performance Manager em diversas empresas e agências de marketing, contribuindo para o crescimento de dezenas de negócios. Licenciada em Gestão (2013) e Mestre em Finanças (2015), tirou uma Pós-Graduação em Digital Business (2021), na Porto Business School, e especializou-se em SEO como uma estratégia sustentável para aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e aumentar a faturação das empresas, com particular interesse em clínicas.

Se gostou, partilhe :)

Facebook
Twitter
LinkedIn

Redes Sociais

Mais populares

Newsletter
Subscreve a SEOletter

Dicas práticas de SEO, conteúdo útil, recursos, templates e updates do Google

Blog sobre SEO

Artigos relacionados

tendencias seo 2025

Tendências de SEO para 2025

Descubra as principais tendências de SEO para 2025 e como aplicá-las para destacar a sua clínica no Google e atrair mais pacientes!

Seja para saber mais informações, pedir um orçamento, marcar uma reunião ou simplesmente beber uma cerveja, envia-me uma mensagem.

Prometo responder em 1 dia útil!

Francisca Silva | Ciência do SEO

Francisca Silva | Consultora SEO

Envia-me uma mensagem