O que é o Link Building
O link building (“construção de links”) é uma estratégia que tem como objetivo conseguir que outros websites coloquem links nas suas páginas que apontem para as páginas do teu site.
Em SEO, estes links são chamados backlinks e dão força às páginas que os recebem e ao teu domínio de forma geral. É como se cada link contasse como um voto para uma determinada página.
No entanto, nem todos os links valem o mesmo. Na verdade, links de spam podem prejudicar a autoridade do website e, consequentemente, a sua classificação no Google. Desde há vários anos que o Google tem vindo a fazer alterações no seu algoritmo para tentar combater as manipulações que se têm vindo a observar.
Antes de avançarmos, achei importante esclarecermos alguns conceitos, pelo que criei um pequeno glossário.
Glossário Link Building
- Backlinks: Links provenientes de um website externo que apontam para o teu website.
- Link follow: Os links com atributo “follow” são links que indicam que o motor de pesquisa deve seguir aquele link e indexá-lo. Isso significa que a página para a qual o link está a apontar recebe parte do seu “pagerank”.
- Link nofollow: Os links com o atributo “nofollow” indicam que o motor de pesquisa não os deve seguir e, por isso, nenhum “pagerank” é passado.
- Anchor text: texto presente na hiperligação da página
- Domínio de referência (Referring domain): domínio a partir do qual o link é proveniente.
- Referring page (ou source page): página a partir da qual o link é proveniente.
- Authority Score (índice de autoridade): Grau de autoridade conferido ao site em questão. É calculado com base em vários fatores como a quantidade e qualidade dos backlinks e referring domains, volume mensal do tráfego orgânico, spam factors (indicadores de manipulação e spam), entre outros.
- Broken links (link quebrados): Links que apontam para uma página que não existe mais ou não pode ser encontrada.
- Spam / toxicity score: O objetivo deste indicador é fornecer informação adicional ao google acerca da qualidade do conteúdo e autoridade/confiança do site, através da pontuação dos backlinks que estão a apontar para o site. Se tiveres um spam score elevado (podes analisá-lo na ferramenta Moz, por exemplo), poderá valer a pena investigares os backlinks com mais detalhe e, eventualmente, remover os que podem estar a prejudicar o spam score do site.
- Interseção de links: para descobrir sites que linkam para o teu concorrente mas não linkam para ti.
Como estava a dizer anteriormente, nem todos os links valem o mesmo. Então…
De que depende o valor de um link?
- Número de outbound links da referring page: quando maior o número menor o valor que é passado para cada página de destino
- Anchor text: O Google usa o anchor text para entender de que é que a página fala, por isso, vai classificar melhor a página para o termo contido no anchor text.
- Contexto / relevância: Links provenientes de sites/páginas relacionados com o teu website (ou tópicos similares) vão ter mais valor do que sites/páginas não relacionadas.
- Autoridade do referring domain e da referring page: quanto maior autoridade tiver melhor (consegues ver estas métricas em ferramentas de SEO como o semrush ou moz)
- Atributo do link: Links com atributos “nofollow” não passam qualquer valor.
E não te esqueças: o Google consegue identificar padrões e detetar estratégias artificiais de link building muito melhor do que tu pensas. Onde o link é colocado, se foi ou não comprado, fatores temporais, IPs dos domínios, relações entre os diferentes domínios (source independence), diversidade de links e domínios, reciprocal linking (valor editorial limitado), entre muitos outros.
É muito melhor focar os esforços em tentar obter links naturais e de qualidade do que andar a tentar contornar o sistema.
O que é um backlink de qualidade?
- Provém de um domínio com autoridade e com um perfil de links natural
- Provém de uma página com autoridade
- Provém de um domínio relevante para o teu website (mesmo setor ou que aborde temas similares)
- Provém de uma página relevante para o assunto da página em questão (para a qual o backlink está a apontar)
- Aparece bem localizado na página (corpo principal da página, idealmente no topo)
- Utiliza um anchor text adequado/relevante e contém a palavra-chave (atenção: não devemos ter demasiados anchor texts iguais, pode parecer comprado)
- Tem o atributo follow
Notas importante:
É muito melhor obter backlinks de vários referring domains diferentes (mesmo que sejam poucos backlinks de cada) do que muitos backlinks do mesmo referring domain.
É muito melhor obter 1 backlink de qualidade do que dezenas de backlinks de baixa qualidade.
É importante teres vários backlinks para páginas diferentes (e não só para a homepage). Se quiseres dar força a uma página/palavra-chave específica, deves tentar procurar obter um backlink para essa página, tentando que a palavra-chave esteja presente no anchor text.
Como remover backlinks de baixa qualidade?
- Identifica-os numa ferramenta de SEO e contacta diretamente o domínio.
- Se não obtiveres resposta, usa a ferramenta “Disavow links” do Google Search Console. Antes, lê estas instruções do Google.
Estratégias de Link Building
- (TOP STRATEGY) Cria conteúdos de qualidade, únicos e úteis que sejam naturalmente partilháveis!
Alguns dos conteúdos mais partilháveis são: conteúdo curado, conteúdo e estudos originais e relevantes, ferramentas e checklists, reviews exaustivas, infográficos, resultados de testes, entrevistas, entre outros. A criatividade é o limite. Deves escolher o tipo de conteúdo que achares que vai ter maior impacto para a tua audiência. Pode fazer sentido criares um blog.
- Começa pelo básico
- Cria um perfil em diretórios de empresas no teu nicho;
- Cria uma conta no Google Business Profile (antigo Google My Business) e adiciona lá o teu website;
- Cria uma conta nas redes sociais onde a tua audiência está e adiciona lá o teu website.
- Broken Link Building
Encontra um site/página da qual gostarias de ter um backlink. Utiliza ferramentas online para detetar broken links dentro desse site/página. Se encontrares algum link quebrado relacionado com o conteúdo que costumas criar, envia um email à pessoa que gere o site a dizer que tem um broken link na página X e sugere que coloque o link da tua página. É uma win-win situation.
- Encontrar menções da tua marca/empresa sem links
Procura websites que te mencionem sem deixar uma hiperligação e contacta-os para o fazer.
- Examinar estratégia de link building dos concorrentes (reverse engineering)
Coloca o site do teu concorrente numa ferramenta de SEO que analise backlinks e estuda a origem dos seus links (página, domínio, autoridade, tipo de conteúdo, etc) e pensa se faz sentido para ti seguires a mesma estratégia. O Semrush, inclusive, tem uma ferramenta chamada Backlink Gap Analysis, que permite que compares diretamente o teus backlinks com os backlinks de até 5 concorrentes, para que possas detetar rapidamente oportunidades.
- Guest Posting
Criar novo conteúdo para publicar num blog/site externo. Procura blogs ou websites de autoridade e relevantes no teu setor e que achas que poderiam estar interessados em publicar o teu conteúdo. Aborda-os diretamente para analisar o seu interesse.
- Press releases
Quando escreves e distribuis um press release para jornais ou outros media, podes incluir links para algum conteúdo relevante do teu website.
- Artigos de opinião
Os artigos de opinião são uma maneira eficaz de compartilhares a tua perspetiva sobre um tópico específico e de construíres autoridade da tua marca ou empresa num determinado assunto. Ao incluíres links relevantes nesses artigos de opinião, estás a fornecer aos leitores informações adicionais e relevantes sobre o tópico em questão, além de estares também a aumentar a tua visibilidade nos motores de pesquisa.
- Construir relações
Tenta construir relações com influenciadores, websites relevantes no setor, clientes e fornecedores que possam eles mesmo ter interesse em partilhar o teu conteúdo.
- Criar uma presença forte nas redes sociais
Partilhar novos conteúdos nas redes sociais para que ganhem visibilidade e sejam naturalmente partilhados por outras pessoas. Sempre que possível, interage com a comunidade, pois é uma forma de gerares atenção e construíres a tua audiência.
- Link Building local
Refere-se a técnicas de link building com o objetivo de melhorares a tua visibilidade nos motores de pesquisa a nível local. Algumas das estratégias poderão ser:
- Incluir o teu website em diretórios locais
- Estabelecer parcerias com empresas locais (e avaliar a possibilidade de elas incluírem links nos seus websites e redes sociais para alguma das tuas páginas)
- Criar conteúdo relevante a nível local que seja partilhado localmente
- Patrocinar eventos locais que possam naturalmente adicionar o teu website nas páginas desses eventos
- Procurar enviar press releases e escrever artigos de opinião em jornais e outros media locais
Tipo de conteúdos que atraem mais backlinks
De forma geral, conteúdo original, informativo e útil para o teu público-alvo vai ter maior probabilidade de ser naturalmente partilhado.
Alguns exemplos:
- Checklists
- Estudos e pesquisas
- Glossários
- Bases de Dados
- Reviews (sobre produtos, serviços, plataformas, softwares, etc)
- Infográficos
- Tutoriais e guias passo-a-passo
- Listas úteis
Lembra-te que qualquer conteúdo que cries deve ser altamente relevante e acrescentar valor ao teu público-alvo.
Porque não deves comprar backlinks
Comprar backlinks ou usar táticas de spam para melhorar o ranking de um site nos motores de busca é considerado uma violação das diretrizes do Google e pode levar a penalizações, como a queda abrupta da posição das tuas páginas nos SERP (search engine result pages) ou até mesmo a exclusão completa do índice do Google.
Talvez estejas a questionar-te como é que o Google sabe se estás ou não a comprar backlinks…
A verdade é que o Google consegue fazer análise de padrões e do perfil de links. Por exemplo, se praticamente não tinhas backlinks e de repente começas a receber dezenas ou centenas de links num curto espaço de tempo, pode ser um alerta. Ou se começares a receber vários links de domínios de baixa qualidade ou com um histório de spam. Ou de domínios com o mesmo IP… Ou se o anchor text é o mesmo que o domínio de referência usa para todos os outros links que adiciona no seu website…
E por aí vai.
Ferramentas para análise de backlinks
Alguns exemplos de ferramentas populares para análise de backlinks são:
- Ahrefs
- Moz
- Ubersuggest
- Majestic
- Semrush
- Link Assistant
Se estiveres a começar e tiveres um orçamento limitado, o Ubersuggest pode ser uma boa opção, uma vez que te permite pagar mensalmente um valor bastante em conta ($29/mês) ou comprar um lifetime deal.
O que podes descobrir na maior parte destas ferramentas:
- Quais e quantos são os backlinks do teu site
- Quais e quantos são os domínios de referência
- Autoridade do teu domínio
- Autoridade dos domínios de referência
- Autoridade da página onde o backlink foi adicionado
- Anchor text associado ao backlink
- País de origem dos backlinks
- IPs de referência
- Tipo de link (follow vs nofollow)
- Tipo de link (texto vs imagem)
- Backlinks quebrados
- Interseção de links