Saiba o que os seus pacientes pesquisam no Google

palavras chave

Tabela de Conteúdos

Todos os dias, milhares de pessoas pesquisam tratamentos médicos e estéticos no Google. Mas como garantir que a sua clínica aparece nos primeiros resultados? A chave está em escolher as palavras certas e entender a intenção de pesquisa dos seus potenciais pacientes. 

Neste artigo, explicamos como encontrar os termos mais relevantes e aplicá-los na sua estratégia de SEO para gerar mais visitas e pacientes.

Como descobrir o que os seus pacientes procuram?

Faça um estudo de palavras-chave e descubra o que os seus pacientes pesquisam no Google. Só assim conseguirá criar uma boa estratégia de conteúdos, que gera visitas orgânicas!

Analise as pesquisas para as quais o seu site já aparece no google

Verifique para que palavras-chave o seu site já tem impressões e cliques no Google (use o Google Search Console para fazer essa análise!).

Identifique os seus concorrentes (orgânicos) mais diretos e que pesquisas estão a gerar visitas aos seus sites

Saiba para que termos de pesquisa outras clínicas similares à sua estão a ranquear no Google. Faça uma análise de Keyword Gap para descobrir para que pesquisas relevantes os seus concorrentes estão a aparecer no Google e a sua clínica não.

Com base no seu próprio conhecimento do negócio, estude os termos que considera relevantes e as suas variantes

Faça um brainstorming de palavras-chave e utilize ferramentas como Semrush, Ubersuggest, Google Keyword Planner ou Answer the Public para identificar termos de pesquisa relevantes para o seu negócio.

Analise também as secções “As pessoas também perguntam” e “As pessoas também pesquisam” do Google, bem como as sugestões que o Google lhe dá quando simula uma pesquisa na barra de pesquisa (chamado Google Autocomplete).

Entenda qual a intenção de pesquisa por detrás dessas pesquisas

Reconhecer o que o utilizador realmente procura ajudará a criar uma estratégia de conteúdos mais eficaz, que se refletirá numa melhor experiência para o utilizador e, consequentemente, desempenhará melhor no Google.

Porque é que o estudo de palavras-chave é essencial para ter sucesso no google?

As palavras-chave (e intenção de pesquisa associada) são o coração de qualquer estratégia de SEO. Se não entender primeiro o que o seu público-alvo pesquisa e as dúvidas que tem, vai perder tempo a criar conteúdo que ninguém quer ler.

É extremamente importante entender o que as pessoas procuram, como procuram e que problemas querem “resolver”, para conseguir focar a sua estratégia de SEO em satisfazer essas necessidades. Só assim conseguirá manter o seu potencial cliente envolvido com os seus conteúdos e, eventualmente, fazê-lo converter (i.e. agendar consulta / tratamento).

O que é a intenção de pesquisa?

A intenção de pesquisa é o objetivo de cada pesquisa no Google. Os utilizadores podem estar à procura de:

  • Respostas a questões específicas;
  • Encontrar uma clínica ou serviço;
  • Saber mais sobre tratamentos (preços, como são realizados, quem são os médicos/especialistas, recuperação e cuidados a ter, comparar tratamentos, etc);
  • Descobrir quais são os melhores serviços / tratamentos para o seu problema;
  • Etc.

Pergunte-se sempre o que pretenderá o utilizador saber com cada pesquisa. Se for ambíguo, analise quais os primeiros resultados que o google apresenta ao utilizador para entender que tipo de conteúdo ele considera relevante para a pesquisa em causa. 

Use o seu próprio conhecimento do negócio e eventualmente ferramentas de IA para entender melhor a intenção da pesquisa. Perceba também se se trata de uma pesquisa informacional, navegacional, comercial ou transacional.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Podemos categorizar as palavras-chave da seguinte forma:

  1. Informacionais: São usadas por pessoas que querem aprender sobre algo ou esclarecer dúvidas. Por exemplo: “O que é o peeling químico?”
  2. Navegacionais: Este tipo de pesquisas é realizado por utilizadores que pretendem encontrar uma clínica específica (i.e. “clínica XPTO”) ou um serviço de uma determinada clínica (i.e. “lipoaspiração Clínica XPTO). 
  3. Comerciais: Indicam que o paciente está a avaliar opções antes de tomar uma decisão. Por exemplo: “melhores tratamentos de rejuvenescimento”, “diferença entre scultpra e radiesse”, “onde fazer uma mamoplastia no Porto” ou “lipoaspiração preço”.
  4. Transacionais: Refletem uma intenção clara de realizar uma compra ou marcar uma consulta / tratamento. Por exemplo: “Marcar consulta de ginecologia”.

Exemplos de pesquisas (aplicado a medicina estética)

Seguem abaixo alguns padrões de pesquisa em medicina estética:

  • [Nome do Tratamento] + [Área a tratar] (ex: “botox testa”)
  • [Nome do Tratamento] + preço
  • [Nome do Tratamento] + [localização] (ex: “botox porto”)
  • [Nome do Tratamento] + recuperação
  • [Nome do Tratamento] + dura quanto tempo
  • [Nome do Tratamento] + para que serve
  • [Nome do Tratamento] + como é feito
  • [Nome do Tratamento] + antes e depois
  • [Nome do Tratamento] + resultados
  • [Nome do Tratamento] + efeitos colaterais / riscos
  • [Nome do Tratamento] + testemunhos
  • Tratamento para [problema/preocupação] (ex: “tratamento para melasma”)
  • Long tail keywords (pesquisas com 3 ou mais palavras, com volume de pesquisa menor, mas também menos competitivas e, normalmente, com maior potencial de conversão).
  • Entre outras.

Encontre também os padrões de pesquisa no seu setor!

Onde e como utilizar as palavras-chave na sua página?

Alguns exemplos incluem:

  • Títulos e subtítulos (devidamente “etiquetados” com as tags html <h1>, <h2> e por aí adiante);
  • URLs;
  • Metadados (meta title e meta description);
  • Conteúdo (integre as palavras-chave de forma natural no texto);
  • Nome e alt text das imagens (se fizer sentido na descrição da imagem em causa);

Dicas

  • Evite o uso excessivo da palavra-chave de forma forçada (prática conhecida como “keyword stuffing”), pois isso não é natural e poderá prejudicá-lo em vez de ajudar;
  • Escreva para as pessoas e não para o motor de busca. Preocupe-se com a criação de conteúdo relevante e de qualidade e use linguagem natural. O objetivo é manter o utilizador envolvido com o seu conteúdo e não afugentá-lo com textos pouco naturais e difíceis de ler”.

Em resumo

Compreender o que os seus pacientes pesquisam no Google e otimizar o seu site com as palavras-chave certas é essencial para o posicionamento da sua clínica nos resultados de pesquisa. Investir em SEO e em estratégias de conteúdo bem direcionadas ajudará a atrair mais visitantes qualificados e, consequentemente, mais pacientes.

Podemos ajudar a posicionar a sua clínica no topo do Google!

Se pretende melhorar a visibilidade online da sua clínica, fale connosco, sem compromisso, e descubra como aplicar as melhores estratégias de SEO no seu negócio.

Francisca Silva
Francisca Silva

Fundadora da Ciência do SEO e especialista em otimização de sites para motores de busca. Ajuda empresas a gerar mais tráfego orgânico e leads qualificadas, posicionando as suas páginas no topo do Google, sem anúncios. Com uma carreira consolidada no marketing digital, trabalhou como Performance Manager em diversas empresas e agências de marketing, contribuindo para o crescimento de dezenas de negócios. Licenciada em Gestão (2013) e Mestre em Finanças (2015), tirou uma Pós-Graduação em Digital Business (2021), na Porto Business School, e especializou-se em SEO como uma estratégia sustentável para aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e aumentar a faturação das empresas, com particular interesse em clínicas.

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Francisca Silva | Ciência do SEO

Francisca Silva | Consultora SEO

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