Tabela de Conteúdos
Todos os dias, milhares de pessoas pesquisam tratamentos médicos e estéticos no Google. Mas como garantir que a sua clínica aparece nos primeiros resultados? A chave está em escolher as palavras certas e entender a intenção de pesquisa dos seus potenciais pacientes.
Neste artigo, explicamos como encontrar os termos mais relevantes e aplicá-los na sua estratégia de SEO para gerar mais visitas e pacientes.
Como descobrir o que os seus pacientes procuram?
Faça um estudo de palavras-chave e descubra o que os seus pacientes pesquisam no Google. Só assim conseguirá criar uma boa estratégia de conteúdos, que gera visitas orgânicas!
Analise as pesquisas para as quais o seu site já aparece no google
Verifique para que palavras-chave o seu site já tem impressões e cliques no Google (use o Google Search Console para fazer essa análise!).
Identifique os seus concorrentes (orgânicos) mais diretos e que pesquisas estão a gerar visitas aos seus sites
Saiba para que termos de pesquisa outras clínicas similares à sua estão a ranquear no Google. Faça uma análise de Keyword Gap para descobrir para que pesquisas relevantes os seus concorrentes estão a aparecer no Google e a sua clínica não.
Com base no seu próprio conhecimento do negócio, estude os termos que considera relevantes e as suas variantes
Faça um brainstorming de palavras-chave e utilize ferramentas como Semrush, Ubersuggest, Google Keyword Planner ou Answer the Public para identificar termos de pesquisa relevantes para o seu negócio.
Analise também as secções “As pessoas também perguntam” e “As pessoas também pesquisam” do Google, bem como as sugestões que o Google lhe dá quando simula uma pesquisa na barra de pesquisa (chamado Google Autocomplete).
Entenda qual a intenção de pesquisa por detrás dessas pesquisas
Reconhecer o que o utilizador realmente procura ajudará a criar uma estratégia de conteúdos mais eficaz, que se refletirá numa melhor experiência para o utilizador e, consequentemente, desempenhará melhor no Google.
Porque é que o estudo de palavras-chave é essencial para ter sucesso no google?
As palavras-chave (e intenção de pesquisa associada) são o coração de qualquer estratégia de SEO. Se não entender primeiro o que o seu público-alvo pesquisa e as dúvidas que tem, vai perder tempo a criar conteúdo que ninguém quer ler.
É extremamente importante entender o que as pessoas procuram, como procuram e que problemas querem “resolver”, para conseguir focar a sua estratégia de SEO em satisfazer essas necessidades. Só assim conseguirá manter o seu potencial cliente envolvido com os seus conteúdos e, eventualmente, fazê-lo converter (i.e. agendar consulta / tratamento).
O que é a intenção de pesquisa?
A intenção de pesquisa é o objetivo de cada pesquisa no Google. Os utilizadores podem estar à procura de:
- Respostas a questões específicas;
- Encontrar uma clínica ou serviço;
- Saber mais sobre tratamentos (preços, como são realizados, quem são os médicos/especialistas, recuperação e cuidados a ter, comparar tratamentos, etc);
- Descobrir quais são os melhores serviços / tratamentos para o seu problema;
- Etc.
Pergunte-se sempre o que pretenderá o utilizador saber com cada pesquisa. Se for ambíguo, analise quais os primeiros resultados que o google apresenta ao utilizador para entender que tipo de conteúdo ele considera relevante para a pesquisa em causa.
Use o seu próprio conhecimento do negócio e eventualmente ferramentas de IA para entender melhor a intenção da pesquisa. Perceba também se se trata de uma pesquisa informacional, navegacional, comercial ou transacional.
Quais são os tipos de palavras-chave?
Podemos categorizar as palavras-chave da seguinte forma:
- Informacionais: São usadas por pessoas que querem aprender sobre algo ou esclarecer dúvidas. Por exemplo: “O que é o peeling químico?”
- Navegacionais: Este tipo de pesquisas é realizado por utilizadores que pretendem encontrar uma clínica específica (i.e. “clínica XPTO”) ou um serviço de uma determinada clínica (i.e. “lipoaspiração Clínica XPTO).
- Comerciais: Indicam que o paciente está a avaliar opções antes de tomar uma decisão. Por exemplo: “melhores tratamentos de rejuvenescimento”, “diferença entre scultpra e radiesse”, “onde fazer uma mamoplastia no Porto” ou “lipoaspiração preço”.
- Transacionais: Refletem uma intenção clara de realizar uma compra ou marcar uma consulta / tratamento. Por exemplo: “Marcar consulta de ginecologia”.
Exemplos de pesquisas (aplicado a medicina estética)
Seguem abaixo alguns padrões de pesquisa em medicina estética:
- [Nome do Tratamento] + [Área a tratar] (ex: “botox testa”)
- [Nome do Tratamento] + preço
- [Nome do Tratamento] + [localização] (ex: “botox porto”)
- [Nome do Tratamento] + recuperação
- [Nome do Tratamento] + dura quanto tempo
- [Nome do Tratamento] + para que serve
- [Nome do Tratamento] + como é feito
- [Nome do Tratamento] + antes e depois
- [Nome do Tratamento] + resultados
- [Nome do Tratamento] + efeitos colaterais / riscos
- [Nome do Tratamento] + testemunhos
- Tratamento para [problema/preocupação] (ex: “tratamento para melasma”)
- Long tail keywords (pesquisas com 3 ou mais palavras, com volume de pesquisa menor, mas também menos competitivas e, normalmente, com maior potencial de conversão).
- Entre outras.
Encontre também os padrões de pesquisa no seu setor!
Onde e como utilizar as palavras-chave na sua página?
Alguns exemplos incluem:
- Títulos e subtítulos (devidamente “etiquetados” com as tags html <h1>, <h2> e por aí adiante);
- URLs;
- Metadados (meta title e meta description);
- Conteúdo (integre as palavras-chave de forma natural no texto);
- Nome e alt text das imagens (se fizer sentido na descrição da imagem em causa);
Dicas
- Evite o uso excessivo da palavra-chave de forma forçada (prática conhecida como “keyword stuffing”), pois isso não é natural e poderá prejudicá-lo em vez de ajudar;
- Escreva para as pessoas e não para o motor de busca. Preocupe-se com a criação de conteúdo relevante e de qualidade e use linguagem natural. O objetivo é manter o utilizador envolvido com o seu conteúdo e não afugentá-lo com textos pouco naturais e difíceis de ler”.
Em resumo
Compreender o que os seus pacientes pesquisam no Google e otimizar o seu site com as palavras-chave certas é essencial para o posicionamento da sua clínica nos resultados de pesquisa. Investir em SEO e em estratégias de conteúdo bem direcionadas ajudará a atrair mais visitantes qualificados e, consequentemente, mais pacientes.
Podemos ajudar a posicionar a sua clínica no topo do Google!
Se pretende melhorar a visibilidade online da sua clínica, fale connosco, sem compromisso, e descubra como aplicar as melhores estratégias de SEO no seu negócio.