O que são os AI Overviews (AIO) do Google e qual o seu impacto no tráfego dos websites?

ai overviews

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O que são os AI Overviews (AIO) do Google?

Os AI Overviews (AIO) do Google são uma funcionalidade de pesquisa que utiliza IA generativa para fornecer respostas rápidas diretamente nos resultados de pesquisa.

Os AIO baseiam-se no Gemini, o LLM (large language model) do Google. Ainda só foi lançado em alguns países, como EUA, Reino Unido, Índia, Brasil e outros, mas não tardará a chegar a Portugal.

Compreender o funcionamento dos AIO e otimizar o seu site para esta nova realidade pode ser determinante para garantir maior visibilidade e atrair potenciais pacientes.

Neste artigo, explicamos o impacto dos AI Overviews nas visitas ao site da sua clínica e como se pode preparar para esta transformação.

pesquisa ai overview
Exemplo de resposta no Google gerada por AI. Fonte da imagem: Backlinko

Onde é que aparecem os AIO nos resultados de pesquisa?

Aparecem acima dos resultados de pesquisa orgânicos tradicionais e podem surgir antes ou depois dos resultados pagos (anúncios), dependendo da pesquisa.

Como são apresentados?

Os AIO podem ser exibidos de várias formas, dependendo da pesquisa realizada podem gerar diferentes layouts. Alguns dos formatos mais comuns incluem:

  • Texto conciso;
  • Miniartigos;
  • Tabelas;
  • Comparações;
  • Listas (com ou sem imagens).

Os AIO mostram os links dos sites que suportam a informação gerada por IA. Isto permite que as pessoas cliquem nos sites para explorarem o tópico com mais profundidade.

ai overview tabela comparativa
AI Overviews mostrando tabela comparativa

Os AIO aparecem para todas as pesquisas?

De acordo com o Semrush Sensor, os AI Overviews atualmente ainda aparecem em apenas cerca de 6% das pesquisas nos EUA ou Reino Unido (esta percentagem varia conforme o nicho e irá certamente aumentar ao longo do tempo).

Verá os AIO nos resultados de pesquisa quando o Google considerar que uma resposta gerada por IA possa ser útil.

Quais são as boas notícias?

Os sites que conseguirem aparecer nos AIO, terão a possibilidade de melhorar a sua visibilidade e atrair mais tráfego qualificado. Há estudos que revelam que, os sites que aparecem nos AIO, poderão até ter mais cliques do que teriam sem a sua existência.

Os negócios vão ter de se adaptar e aprender qual a melhor forma de otimizar os seus sites para estes resultados gerados por AI.

Como otimizar o seu site para ser destacado nos AIO?

Como os AIO são relativamente recentes, não existem ainda muitas evidências sólidas ou dados sobre o que ajudará a aparecer neles.

Neste momento, parece que a forma de otimizar para os AI Overviews não difere muito da forma de otimização para os resultados de pesquisa tradicionais.

Fatores cruciais na otimização para os AIO

  • Experiência do utilizador: Para otimizar a experiência do utilizador, assegure-se de que o conteúdo que cria está diretamente alinhado com a intenção associada à palavra-chave;
  • E-E-A-T: Trabalhe aspetos como a experiência, expertise, autoridade e confiança dos seus conteúdos / autores;
  • Respostas straight to the point: Resposta claras, concisas, organizadas e fáceis de ler, que respondam às questões dos utilizadores;
  • Conteúdos multimédia: Incorporar conteúdo multimédia (vídeo, imagens, etc) para quebrar o texto, complementar a informação escrita e fomentar a interação dentro da página;
  • Aspetos técnicos de SEO: Otimizar os aspetos técnicos de site (navegação, velocidade, links internos, responsividade em mobile, etc);
  • Dados Estruturados: ajudam o Google a compreender o conteúdo e, de forma indireta, irá ajudá-lo a fazer o match entre as pesquisas relevantes e o conteúdo do seu site;
  • Construção da marca: Faça uma boa gestão da sua presença e reputação online.

Em resumo

Quando os AIO estiverem disponíveis em Portugal, será essencial analisá-los cuidadosamente para pesquisas relacionadas com o seu setor. 

Recomendamos a análise manual de diferentes pesquisas para identificar padrões nos resultados dos AIO, como por exemplo, o tipo e formato de conteúdos apresentados e padrões de conteúdo das páginas utilizadas como fonte de informação, etc.

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Francisca Silva
Francisca Silva

Fundadora da Ciência do SEO e especialista em otimização de sites para motores de busca. Ajuda empresas a gerar mais tráfego orgânico e leads qualificadas, posicionando as suas páginas no topo do Google, sem anúncios. Com uma carreira consolidada no marketing digital, trabalhou como Performance Manager em diversas empresas e agências de marketing, contribuindo para o crescimento de dezenas de negócios. Licenciada em Gestão (2013) e Mestre em Finanças (2015), tirou uma Pós-Graduação em Digital Business (2021), na Porto Business School, e especializou-se em SEO como uma estratégia sustentável para aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e aumentar a faturação das empresas, com particular interesse em clínicas.

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Francisca Silva | Ciência do SEO

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